• eduardo cerqueira

5 dicas incríveis para trocar o óleo do carro

A troca de óleo é um procedimento fundamental na rotina de manutenção do veículo. A lubrificação, quando feita de forma correta, evita o atrito entre peças do motor do carro e garante o bom funcionamento do sistema mecânico, além de significar economia de combustível.

Para tanto, é necessário trocar o óleo periodicamente, pois com o tempo ele vai perdendo a viscosidade e qualidade. Confira agora cinco dicas de como fazer isso você mesmo!

Fique atento à quantidade de óleo e ao período de troca

Consulte o manual do usuário de seu carro para saber qual é o período ideal de trocar o óleo. É muito comum que a cada 10 ou 15 mil quilômetros rodados (o que pode levar cerca de seis meses) seja preciso fazer essa manutenção no veículo.

Para medir o nível de óleo, certifique-se de que o motor está frio e o carro estacionado em área plana. Abra o capô e localize a vareta de medição, que normalmente fica no lado do passageiro. Você poderá identificá-la por um anel retangular ou circular, que pode ser de cor amarela, laranja ou vermelha.

A ponta da vareta possui duas marcações (máxima e mínima), e é assim que você poderá medir a quantidade de óleo no veículo. Se estiver na marcação máxima é sinal de que o óleo deve ser drenado, mas se estiver no mínimo será necessário completar.

Verifique a cor e a textura do óleo

Usando a vareta de medição, você também poderá verificar a cor e textura do óleo e analisar se está na hora de trocá-lo. Ao retirar a vareta, coloque-a sobre um papel toalha para observar a coloração: se o lubrificante estiver preto ou marrom, significa que está na hora de trocá-lo. O mesmo também vale para a textura; se ela estiver espessa, o óleo deverá ser trocado.

Faça a troca de filtro

O filtro retém as impurezas que o óleo retira de partes do motor do carro ao longo do tempo e, por isso, também sofre desgaste. Para evitar que os resíduos danifiquem outras peças do veículo e para garantir a eficiência do óleo, troque o filtro periodicamente.

Escolha o tipo de óleo adequado a seu carro

No momento de comprar o óleo, é importante consultar o manual do usuário do carro para saber qual tipo é adequado ao veículo. Isso porque, quando o motor roda com o óleo específico ao qual foi projetado, ele tem sua conservação garantida e consome menos combustível.

Fique de olho no prazo de validade

Além do prazo de validade do óleo a partir de sua fabricação, é preciso ficar atento também ao tempo do lubrificante em contato com o motor. Geralmente, esse prazo é de um ano. Depois disso, o óleo tende a oxidar e a danificar peças, o que reduz a vida útil do motor e aumenta o consumo de combustível.

Seguindo essas dicas fica mais fácil manter a manutenção do carro em dia, não é mesmo? Trocar o óleo do veículo pode ser uma tarefa simples, basta verificar regularmente o nível e as condições do lubrificante e do filtro para evitar problemas futuros no sistema mecânico do veículo.


8 visualizações0 comentário

WHATSAPP (21)98124-9077

ESCRITORIO CENTRAL :Av das Americas 700  Bloco 7- Barra da Tijuca -RJ

  • Facebook ícone social

Temos uma grande seleção de peças de reposição e trabalhamos com uma variedade de fabricantes para garantir que você obtenha as melhores ofertas no mercado. Dentre nossos produtos mais populares estão nossos amortecedores,molas,lubrificantes,baterias,velas,pastilhas de freio,escapamento, Fale conosco sobre o que você precisa para o seu veículo ou, se não tiver certeza, venha até a loja para falar com um dos experts da nossa equipe.